segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cidade das Fontes: XX - Fonte da Cruz

Ano de Construção: Século XVII? XVIII? XIX?
Fonte da Cruz
(outras fotografias)
Freguesia: Este - São Pedro
Estado da Água: Água corrente não potável
Estado de Conservação (de 1 a 5): 3
Data da Visita: 6 de Abril de 2011

Pouco sabemos sobre esta pequena fonte, que na EN103, já depois desta abandonar Gualtar e entrar na freguesia de Este - São Pedro, se encontra trezentos ou quatrocentos metros adiante da Fonte da Bela Vista. Nem mesmo o seu nome conseguimos saber, tendo-a baptizado como Fonte da Cruz, devido à singela cruz nela trabalhada. Será que os nossos leitores nos podem ajudar? 

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Um susto no Enterro do Senhor


Ao ler o livro de memórias do Dr.Manuel de Oliveira Faria, vi contada uma curiosa história de que me lembro de ouvir contar em minha casa, e que se terá passado durante uma procissão do Enterro do Senhor.


"...fizeram-me lembrar a Semana Santa do meu tempo de menino e moço em que, na noite da procissão do Enterro, o súbito clarão de um "flash" motivou tamanho pânico na rua do Souto que até o esquife do Senhor andou em bolandas por entre a multidão em fuga. Esgueiraram-se os farricocos pelas aberturas mais recônditas e estremeceu o pálio, sacudido pelo forte impacto da onda humana, mas, logo que circulou a notícia apaziguador da fotografia, foi posta de lado a ideia da bomba e tudo serenou. Nessa altura vivíamos sob o terrífico pesadelo da 2ª Grande Guerra Mundial."

J G Barbosa

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fotografias Semana Santa 2010

Algumas fotografias que tirei na Semana Santa em Braga em 2010




Aproveito para desejar uma boa Páscoa a todos os nossos leitores.

José Gusman Barbosa

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cidade das Fontes: XIX - Fonte da Senra de Baixo

Ano de Construção: 1858
Freguesia: Fraião
Estado da Água: Água corrente não potável
Estado de Conservação (de 1 a 5): 5
Data da Visita: 10 de Abril de 2011

Junto ao parque de estacionamento do Media Markt, e no espaço que o separa da rotunda, está um recanto ajardinado, onde existe o pequeno lago e uma imponente fonte acompanhada de um grande tanque. Certamente que esta fonte já saltou à vista de grande parte dos Bracarenses, pelo menos daqueles mais atentos e com melhor visão, que conseguem descortinar algo entre a floresta de placares publicitários que devido a um qualquer adubo propício ao seu crescimento, ali nasceu ao longo do último ano.
Desta imponente fonte, construída em 1858, infelizmente pouca informação conseguimos recolher. Conhecida como “Fonte da Senra de Baixo”, por a esta importante quinta ter pertencido em tempos, esta fonte merece sem dúvida uma visita atenta.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cidade das Fontes: XVIII - Fontanário de Novainho


Fontanário de Novainho
(outras fotografias)
Ano de Construção: 1940
Freguesia: Gualtar
Água: abundante, de torneira, e potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1 a 5): 4
Data da Visita: 10 de Abril de 2011

 
A primeira e mais básica função das fontes e idênticas construções é/foi, logicamente, a do abastecimento de água à população. Actualmente, sobretudo nas últimas três décadas, a evolução dos sistemas municipais de abastecimento de água (marca inquestionável do desenvolvimento de uma sociedade), bem como o simples desrespeito pelo património e outros factores, resultaram num desinteresse votado sobretudo às fontes cuja função primordial era justamente a de fornecer água para consumo.
Ora, o Fontanário de Novainho, em Gualtar, não deixa qualquer dúvida acerca da sua função pois, quem passa justamente pela Rua de Novainho, em frente ao que resta da Quinta de Novainho, ao longo da Grande Rota 117 nas imediações da antiga via romana XVIII de Astorga a Braga, numa zona em que três freguesias se encontram – Tenões, Este-São Pedro e Gualtar, atinge um cruzamento onde se situa o fontanário em questão, que surge recatado mas suficientemente à vista para impelir o transeunte a abrir a torneira e a refrescar-se.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cidade das Fontes: XVII - Fonte da Bela Vista (Gualtar)


Fonte da Bela Vista
(outras fotografias)
Ano de Construção: 1932
Freguesia: Gualtar
Estado da Água: Água corrente de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1 a 5): 4
Data da Visita: 3 de Abril de 2011

Situada num pequeno recanto à margem da EN 103, a Fonte da Bela Vista é irmã da Fonte de Barros, de que falamos há algumas semanas atrás. Tal como a Fonte de Barros, a Fonte da Bela Vista foi construída em 1932 pela Junta Paroquial de Gualtar, sendo que a sua localização junto a uma importante via de acesso à cidade, demonstra a importância que ainda em pleno século XX tinha o abastecimento de água nas vias de comunicação.